Preparação para a reserva: você já pensou na sua?

0
2083

Durante a carreira militar, me deparei com diversos companheiros de farda que foram se preocupar com seu futuro profissional fora da caserna apenas a poucos dias da despedida. Infelizmente, naquela época ainda não havia criado o site Reserva Ativa e faltava um local para que os militares pudessem saber quais as vagas estavam abertas no mercado, se o seu perfil estava de acordo com o que os recrutadores buscavam ou quais as dicas na hora de uma entrevista.

myoldbootsonshelfBW_blog

Costumo dizer que durante décadas os reservistas acabaram ficando invisíveis para as empresas, pois estas realmente não conheciam os valores militares e, pior do que isso, não dispunham de uma forma de captá-los, já que nem sempre é tão simples interromper a rotina de um quartel quando se está em busca de mão de obra.

Recentemente passamos a utilizar a tecnologia do site curriculum.com.br, hoje com mais de 10 milhões de currículos de civis e cerca de 50 mil vagas cadastradas. Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum, explicou que na maioria das vezes os currículos não chegam a ser localizados pelos recrutadores em razão da grande quantidade de pessoas que buscam um emprego atualmente, sobretudo em época de crise econômica. Fazendo uma simples analogia, é como aquela laranja boa que está escondida no meio do saco, mas que acaba não sendo vista pelo cliente.

Atualmente, muitos recrutadores já contratam militares da reserva, pois estes formam um público previamente selecionado pelas Forças Armadas, o que diminui os custos dos processos seletivos. Ao visitar as empresa, sempre tentamos sensibilizá-las, mostrando que os cidadãos que dedicaram suas vidas à pátria merecem ser valorizados, precisando apenas de uma chance para provarem suas capacidades.

O que eu quero dizer, camarada, é que apesar de todos os nossos esforços para destacar você dos demais, será a sua capacidade de superação e a vontade de se qualificar que poderão garantir um futuro repleto de conquistas. Apesar das dificuldades da rotina militar, busque um tempo para um curso preparatório, técnico, de línguas estrangeiras, uma faculdade ou até uma pós-graduação.

Lembre-se: uma das características militares é o planejamento e isso vale também para sua vida pessoal depois que pendurar os coturnos!

 

Sobre o autor

1604748_798942206829347_7310296520318977469_n

Cesar Galdino Filho é Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, advogado formado pela USP e fundador do site Reserva Ativa (https://portal-reservaativa.curriculum.com.br). Email: contato@reservaativa.com.br

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

7 − 5 =