Como se destacar em uma entrevista de emprego

0
1966

Olá, Militares e Familiares! Eu sou a Janaína Lima, sou especialista em recolocação profissional e parceira da Reserva Ativa.

O tema que escolhi tratar hoje de maneira mais aprofundada é sobre a tão temida ou tão esperada entrevista de emprego. Como se destacar em momentos de crise como o que estamos vivendo?

Talvez você já tenha passado por algumas entrevistas, talvez não. Como tenho falado com pessoas que tem essa dificuldade, conheço bem as dores e por ser profissional de RH e Coach de Carreira, também me sinto confortável para te ajudar neste assunto tão importante para quem deseja voltar ou entrar no mercado de trabalho.

Meu objetivo é desmistificar algumas coisas e evitar que você trave na hora “H”, Sim, é verdade! Existem pessoas que sentem um “branco”, que ficam muito tensas e que não conseguem vender sua melhor versão, que possuem muito interesse em se recolocarem, que têm algum conhecimento interessante, mas não se sentem confortáveis em serem avaliadas.

Mas saiba: é mais fácil do que você imagina! Se a pessoa entrou em contato com você para agendar uma entrevista, de certa forma ela já gostou do seu currículo. O selecionador só deseja lhe conhecer melhor, entender quem você é, quais são suas principais qualidades e o potencial que você tem para agregar valor à empresa.

É importante você saber que toda entrevista é um momento único e exclusivo para você marcar presença, para demostrar brilho nos olhos e se destacar, mas é importante saber que não são todas que irão gerar o resultado esperado, mas todas podem ser muito importantes em sua carreira se você pensar em curto e médio prazo e estiver atento à sua melhoria contínua.

  1. Algumas servirão de treino.

Ok, nem sempre acertamos de primeira e isso não é de todo ruim, especialmente se você estiver aberto para aprender e melhorar cada vez mais.

  1. Outras, você talvez escute que não esteja adequado ao perfil vaga.

Nesses casos você precisa ficar atento para ter um currículo condizente com a vaga aberta em questão. Certifique-se que as suas qualificações com algum tipo de software, habilidades com Excel, idiomas ou atividades que você já tenha realizado em experiência anterior estejam claras e condizentes com a vaga em aberto. É comum a pessoa olhar para vaga anunciada e pensar: “Nossa essa vaga tem tudo a ver comigo”, mas você precisa olhar para seu currículo, se colocar no lugar do selecionador e pensar: “Será que está claro para quem ler meu perfil que eu tenho tudo a ver com essa vaga?” Se tiver qualquer dúvida, faça os ajustes antes de enviar para aumentar suas chances de ser chamado para uma entrevista ok?

  1. Existem situações que as entrevistas não avançam, talvez porque você esteja pedindo um salário muito mais alto do que a maioria está pleiteando.

Estude o mercado. Estamos vivendo um momento em que tem muita gente boa e qualificada disponível. Se preocupe primeiro em voltar para ativa e leve em consideração os benefícios e quanto custa ficar fora do mercado.

  1. Haverá situações em que sua concorrência demonstrará estar melhor preparada.

Pense se existe algum curso ou atividade que você possa fazer para se recolocar mais rapidamente no mercado.

  1. Haverá situações em que a vaga será SUA MESMO.

E é para isto que resolvi escrever para você: para chegar cada vez mais perto deste nível. Você precisará vencer todas as etapas acima e isso é plenamente possível, só não pode desanimar! Use cada experiência de entrevista, cada “não” como degrau para o SIM que está próximo de acontecer e pode ser na sua próxima entrevista.

 

Existe uma fórmula para o sucesso, ela é bem simples, dá uma olhada:

Primeiro você precisa saber o que deseja, se preparar para entrar em ação, fazer quantas entrevistas forem necessárias para alcançar sua tão sonhada oportunidade e não desistir até conseguir.

Mas vamos lá, buscarei ser didática para facilitar a assimilação.

1º – A importância da Preparação

Sim, se preparar para uma entrevista faz toda diferença: tornara você mais seguro e confiante para passar por essa etapa de forma marcante e vencedora.

O que fazer antes da Entrevista

  1. Pense em quais são seus objetivos em relação à esta oportunidade.
  2. Se prepare para a pergunta: Quem você é?
  3. Fale-me sobre o que você já fez.
  4. Quais resultados você conseguiu nos seus últimos empregos?
  5. Pense no que responderia se lhe perguntasse quais são seus pontos fortes, suas características mais marcantes;
  6. Se solicitassem alguns pontos de melhoria que você percebe que tem que melhorar, quais você citaria?
  7. Por que o recrutador deveria contratar você?
  8. Estude o máximo possível sobre a empresa, o segmento, onde tem filiais, seus principais produtos ou serviços, a missão, visão e valores da empresa em questão.
  9. Tente relacionar algo que tem a ver com você, para que tenha um gancho sobre o por que a empresa deveria lhe contratar.
  10. Ensaie sua entrevista, seja na frente do espelho, gravando para você ver como você se sai em relação a sua comunicação corporal ou mesmo no celular para você ouvir sua voz, perceber se está colocando a energia necessária para mostrar autoconfiança, segurança e tranquilidade em cada resposta.
  11. Seu currículo tem que estar impecável, claro, objetivo, coerente com a vaga que você vai fazer a entrevista e sem erros de português. Lembre-se de levar impresso, caso precise mostrar para alguém que ainda não tenha visto.
  12. Atente-se para os cuidados necessários com a escolha da roupa: evite tênis, jeans e camisa de manga curta, preocupe-se com as unhas, cabelo e com sapatos limpos, evite excessos.
  1. Ao sair de casa para entrevista resgate sua melhor versão, vá confiante e seguro que irá fazer o seu melhor.
  2. Esteja preparado para responder sobre sua pretensão salarial e disponibilidade para viagens.

2º – Durante a Entrevista

  1. Mantenha a calma! Lembre-se: você se preparou para esse momento.
  2. Lembre-se de olhar nos olhos, de cumprimentar as pessoas educadamente e de revelar o máximo de profissionalismo que puder.
  3. Você precisa de uma oportunidade e a empresa precisa de um candidato que atenda a algumas expectativas. Prove que você é esse candidato, de modo natural, com fatos e revelando interesse pela vaga, sem parecer desesperado.
  4. Memorize o nome do entrevistador, chame-os pelo nome, sempre que possível;
  5. Sorria transmitindo entusiasmo, porém, sem ser forçado, lembre-se que este é um recurso que sempre facilita a aproximação.
  6. Seja curto em respostas que não aborde o objetivo principal.
  7. Se aprofunde um pouco mais quando perceber que a sua resposta será fundamental para entenderem que você é a pessoa certa para vaga.
  8. Não fale mal de empresas ou chefias anteriores.
  9. Faça perguntas que revelem que você tem interesse em fazer um trabalho de qualidade, em seguir carreira dentro da instituição.
  10. Escute com atenção e responda com segurança.
  11. Não minta em hipótese alguma, apenas demonstre o quanto você pode ser útil para essa empresa de modo natural e sincero.

 3º – Atente-se para não: 

  • Falar demais da conta
  • Demonstrar impaciência
  • Discordar de vários assuntos
  • Falar de coisas ou problemas muito pessoais
  • Ficar de braços cruzados, franzir muito a testa
  • Ficar respondendo “sim” ou “não” nas perguntas que forem feitas a você
  • Deixar o celular ligado durante a entrevista

4º – Lembre-se:

  • Se você foi chamado para uma entrevista é porque seu currículo foi aprovado na primeira fase do recrutamento e isso é um belo motivo para que você se sinta seguro. A entrevista será para confirmar se você está compatível com algumas expectativas da empresa, por isso, mostre sua melhor versão.
  • Respire profunda e lentamente antes e durante a conversa, isso vai te ajudar a pensar e falar com mais tranquilidade.
  • Não fume durante a entrevista ou dentro da empresa, controle esse desejo se você for fumante.
  • O que é seu está só esperando a hora de chegar até você. Facilite as coisas fazendo o melhor que você puder e siga firme e confiante.

Espero ter lhe ajudado! Prepare-se, ensaie, se candidate a vagas que tem a ver com seus interesses, qualificações ou potenciais e transpire interesse, segurança, força de vontade e mostre seu brilho no olhar. Todas essas dicas com certeza irão lhe ajudar a se destacar.

Um grande abraço,

11693812_10203120292886670_8640657153494680817_n

Janaína Lima

Coach de Carreira – Especialista em Recolocação Profissional

Parceira da Reserva Ativa.

Email: contato@janainalima.com.br

Sites: http://www.janainalima.com.br

http://www.recolocacaoprofissional.com

http://www.crescerparavencer.com.br

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
4

Comments

comments

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

cinco × 3 =