O General Alcides Faria assumirá um posto de Comando no Segundo Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos.

0
340
General Alcides Valeriano de Faria Junior: militar substituirá um oficial chileno no Subcomando de Interoperabilidade do Comando Sul dos EUA - 22/02/2019 (Comando Militar do Leste/Divulgação)

O General de Brigada Alcides Faria, do Exército Brasileiro, atual chefe da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, deverá assumir em 1º de abril um posto de Comando no Segundo Comando Sul das Forças Armadas dos Estados Unidos. É um dos seis Comandos globais estabelecidos pelo Pentágono para garantir segurança a todo o mundo; e a nomeação de um oficial brasileiro como o segundo chefe de um dos dispositivos centrais do sistema de segurança americano é uma inovação que ocorre pela primeira vez na história dos EUA.

A partir de agora, o Brasil assume responsabilidade conjunta com os Estados Unidos pela segurança da América do Sul, América Central e Caribe, incluindo a defesa do Canal do Panamá.

O objetivo histórico do Brasil, formulado pelo Barão de Rio Branco em 1904, tornar-se o principal aliado dos Estados Unidos na América Latina, foi alcançado.

A nomeação do general Faria é parte da reestruturação do poder mundial que foi realizada pelo governo de Donald Trump nos últimos dois anos.

Os EUA reconhecem que o Brasil está em uma dimensão global, tanto política como estratégica e econômica. O Brasil adquire uma condição semelhante à da Alemanha, do Reino Unido ou do Japão no radar americano.

A designação de um general brasileiro como segundo chefe do Comando Sul é um ponto de virada na história das relações EUA, Brasil e América Latina; e mais importante que isso, é um divisor de águas na história do mundo.

Fonte: O Clarin

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comments

comments

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

19 + dezoito =