Como Manter sua Renda com a Queda dos Juros

0
426

Como Manter sua Renda com a Queda dos Juros

O Brasil durante muitas décadas viveu uma cultura inflacionária em que mesmo investimentos tidos como de baixo risco performavam bem.

Após o advento do Plano Real e a estabilização da moeda, ainda tivemos um bom período de juros altos conforme podemos ver na taxa SELIC abaixo:

Grafico 01

Foram poucos os momentos em que a SELIC esteve abaixo dos 10% ao ano, com um breve período durante a crise financeira internacional de 2009, quando forçadamente reduziram em 2012 e mais recentemente em que vem caindo de forma estrutural e sadia.

Atualmente a taxa de juros de referência em nosso país é de 6,5%. Valor que os Brasileiros certamente não estão acostumados.

Nesse cenário de juros menores que o esperado, o que fazer?

Infelizmente não existe resposta fácil, mas cabem aqui algumas alternativas:

  1. Alongar o prazo de alguns investimentos tende a oferecer taxas melhores como é o caso dos CDBs.

2. Monte uma carteira equilibrada que englobe alguns elementos de risco. Não existe retorno acima da média sem risco acima da média. Alguns fundos que investem em ações renderam mais de 30% no último ano, como o Alaska Black Institucional:

Grafico 02.jpg3. Amplie seu horizonte de produtos que está disposto a investir. Alguns produtos novos no mercado como os COEs (Certificado de Operações Estruturadas) quando bem selecionados vêm oferecendo retornos fantásticos com o principal do capital garantido.

4.Monte metas financeiras de economia, retorno dos investimentos e afins. Sempre que atingir as metas, comemore como forma de recompensar seu esforço.

5. Tenha um assessor financeiro que preze pelos seus interesses e tenha objetivos alinhados.

O trabalho de obter retornos acima do mercado (acima da SELIC) é árduo, mas espero que com esses pequenos passos eu tenha conseguido ajudar o caminho de muitos que objetivam a manutenção do patrimônio, independência financeira e fugir dos baixos retornos.

Eduardo Cavendish

eduardo@cigainvest.com.br

CIGA Logo

https://www.cigainvest.com.br/

FONTE: CIGA Invest e Reserva Ativa

Like
Like Love Haha Wow Sad Angry

Comments

comments

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY

5 × 5 =